Estudos recentes em animais* demonstram uma estreita relação entre o consumo da geleia real e o aumento do recrutamento folicular.
Apesar de não existirem estudos em humanos, na minha prática clínica observo que a geleia real pode acelerar o crescimento dos folículos, o que é positivo no tratamento do envelhecimento ovariano.
Por ser rica em fitoquímicos, e por não existirem estudos de segurança, não é recomendado o uso durante a gestação.
A dose usualmente utilizada para indivíduos adultos é de 1g até a quantidade de 1 colher de cafezinho (aquela bem pequena).
Pode ser usada também cápsulas, desde que atinja a quantidade mínima para obtenção do resultado esperado.O melhor horário para o seu consumo é no período da manhã.
* Em modelos de estudo realizado em ratas, o consumo de geleia real aumentou os níveis sanguíneos de estradiol e progesterona, além do número de folículos ovarianos maduros.
Em machos adultos, o estudo mostrou que o consumo de geleia real antes da puberdade pode melhorar o comportamento sexual e a qualidade do sêmen, melhorando a viabilidade e a motilidade. Prevenindo também a diminuição de contagem de espermatozoides.
Veja a seguir o que é e mais as vantagens de inserir a geleia real na sua rotina e dieta.
A geleia real é uma secreção produzida pelas glândulas de jovens abelhas operárias da espécie Apis Mellifera. Ela é produzida para alimentar a abelha rainha durante a sua vida, que tem duração média de cinco anos. As abelhas operárias vivem bem menos, contabilizando apenas 45 dias.
A composição varia de acordo com a origem geográfica, tempo de colheita e contaminantes utilizados. Confira abaixo:
Água (50-70%)
Proteínas (9-18%)
Carboidratos (7-18%)
Lipídios (3-8%)
Minerais (cálcio, magnésio, potássio, enxofre, fósforo, sódio)
Vitaminas (do complexo B, biotina, ácido fólico)
Compostos fenólicos
Antioxidantes
Antitumoral
Anti-inflamatória
Antibactericida
Neuroprotetoras
Imunomoduladoras
Antienvelhecimento
Estrogênicas
É possível encontrar a geleia real na forma de cápsula, geleia ou em pó. As lojas de produtos naturais e farmácias costumam vender esse produto, facilitando assim a sua compra. A dose recomendada deve ser analisada pela sua nutricionista.
A geleia real deve ser conservada em temperaturas abaixo de 10º C, dentro da geladeira ou congelada, por no máximo 18 meses.
Pessoas que possuem alergia a abelhas e ao pólen não devem consumir a geleia real. No caso de pessoas sensíveis, o mais indicado é conversar com um profissional de saúde e realizar o teste de alergia antes de iniciar o seu consumo.
A geleia real lembra o mel, mas tem uma consistência mais cremosa e a cor mais clara. O mel é doce, e a geleia real tem um sabor mais neutro.
O mel é produzido a partir de um processo fermentativo no sistema digestor de abelhas operárias, quando se alimentam do néctar das flores.
A geleia real é retirada das glândulas mandibulares e hipofaríngeas de jovens abelhas operárias, quando se alimentam do pólen.
É especialmente benéfico no tratamento do envelhecimento ovariano. O ideal é que ela seja incorporada à alimentação junto com outras medidas de melhora da fertilidade. Em homens, 3g ao dia pode aumentar os níveis de testosterona.
Já nas mulheres, 1g ao dia pode melhorar a TPM (tensão pré-menstrual), quando utilizada somente durante a menstruação, 2 meses consecutivos.
Como você pôde perceber, muitas são as vantagens de inserir a utilização da geleia real na sua rotina diária. Consulte o seu médico ou nutricionista para saber se ela é indicada para o seu caso e qual a dose correta.
Se ficou interessada em saber mais e seguir com a indicação, entre em contato com a gente e marque já a sua consulta através do nosso WhatsApp.