Com as festas e ceias de final de ano, é normal que você precise tomar algumas atitudes que te auxiliem na redução da retenção de líquidos e consequente diminuição do inchaço.
Além da alimentação, são inúmeras as causas do inchaço, sejam causas ambientais — mudança de clima, ou até mesmo doenças e tratamentos. A Retenção ou edema resulta do aumento do movimento de líquido dos vasos para o interstício (espaço que separa moléculas de um corpo ou órgãos) podendo causar inchaço nas pernas, pés, mãos e barriga.
A nutrição e o estilo de vida saudável têm um papel importante, tanto na prevenção quanto na diminuição do inchaço da retenção de líquidos. Por isso, o Instituto Bettina Moritz trouxe este artigo para te auxiliar a entender melhor sobre esse assunto.
Junto a outros desconfortos, o verão — uma das estações mais quentes do ano, também traz consigo o inchaço excessivo. Principalmente quando o nível de hidratação não é adequado, já que o nosso corpo é 55 a 70% de água, variando de acordo com idade e sexo.
Além do calor, o inchaço ou retenção de líquidos, também pode ser decorrente de diversos fatores, como: estresse, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, varizes e insuficiência venosa, hipotireoidismo, processos alérgicos, gestação, lactação, dentre outros.
Lembre-se de buscar o acompanhamento de um nutricionista ou profissional da área para dar o diagnóstico da causa correta.
O primeiro passo, para evitar o inchaço da retenção de líquidos, é se hidratar de forma adequada, ingerindo a quantidade de água necessária (em média 2L, mas pode modificar de acordo com cada pessoa) para o funcionamento correto do seu organismo.
Consumo adequado de proteína também é fundamental.
Além disso, evite alimentos com excesso de sódio, como: refeições com muito sal, alimentos industrializados, enlatados, conservas, embutidos (linguiças, presuntos, apresuntados, mortadela e salsicha), refeições prontas, azeitonas e queijo. Pois o sódio, composto principalmente de cloreto de sódio, tende a levar a água junto quando é absorvido pelo organismo. Então, quando é consumido excessivamente, acaba diminuindo os níveis de água do organismo, que pode não ser o suficiente e causar a retenção de líquidos.
Em geral os alimentos com alto poder diurético, como frutas ricas em água e chás.
E como citado anteriormente, uma das causas mais comuns da retenção de líquidos é a desidratação. Então o consumo de muitos líquidos e água é indispensável.
Composta por 92% de água, a fruta traz inúmeros benefícios para a retenção de líquidos e diminuição de inchaço. Além de ser rica em potássio e magnésio, sendo uma das melhores opções para diurético natural.
Outra opção de fruta diurética e rica em água. Excelente para o bom funcionamento do intestino, além da diminuição da retenção de líquidos e antioxidantes.
Uma excelente opção para auxiliar a hidratação e se refrescar nos dias mais quentes.
Rica em vitamina C e antioxidantes, o abacaxi faz parte da família cítrica, assim como a laranja e o limão. Possui também a bromelina — enzima que auxilia na digestão, além de muitas fibras. Tudo isso, contribui para o bom funcionamento do intestino e, consequentemente, a diminuição do inchaço abdominal.
Auxilia não só na diminuição da retenção de líquidos, como também no bom funcionamento do intestino, por possuir muitas fibras.
É uma fruta de consumo muito prático, podendo ser facilmente levada na bolsa do trabalho ou consumida de várias formas, seja em sobremesas, sucos ou na sua forma natural.
Para te auxiliar na diminuição do inchaço ou até mesmo prevenir, você pode incluir no seu dia a dia chás com alto poder diurético, como: chá verde, hibisco, cavalinha, chá da folha do abacateiro, dentre outros.
Embora existam inúmeras formas de evitar e diminuir o inchaço da retenção de líquidos através da alimentação, busque ajuda de um especialista para te auxiliar na melhor quantidade de cada item, para que seja realmente benéfico ao seu organismo.
Gostou desse conteúdo? Então não esqueça de nos seguir no Instagram e Facebook para mais dicas como essas.