A pandemia trouxe inúmeras mudanças e uma das que mais se destacaram, sem dúvidas, foi a maior busca por saúde e bem estar. Com a alta demanda, é importante que os profissionais da nutrição aprendam a se diferenciar no mercado através de uma consulta nutricional de sucesso.
O maior desafio do atendimento clínico não está apenas em atrair mais pacientes para o consultório, mas sim fidelizar os clientes e gerar valor a ponto deles quererem permanecer ali e ainda indicarem o seu trabalho.
E saber no que investir para se destacar, além das consultas tradicionais, é indispensável. Por isso, nós do Instituto Bettina Moritz preparamos esse artigo com dicas essenciais para uma consulta nutricional de sucesso, confira abaixo.
1 . Experiência do cliente
A experiência que o seu paciente tem em todos os pontos de contato com a sua clínica é o que ficará na mente dele e, sendo positiva, poderá te diferenciar dos demais. Além disso, é justamente o principal fator que irá fidelizar os seus clientes que se tornarão fãs do seu trabalho.
Sendo assim, atente-se às sensações que você quer passar para quem tiver contato com o seu trabalho, seja no online, antes mesmo da consulta, durante a consulta e até mesmo no pós.
A forma de atendimento online e offline, elementos que você utiliza, móveis e decoração do ambiente, aromatizador que você escolhe, as cores e até mesmo a forma como você escolhe se vestir e se apresentar influenciarão completamente na experiência construída na sua consulta nutricional de sucesso.
2 . Antes da consulta
Assim como citamos acima, ao falarmos sobre o atendimento no offline, o pré consulta é essencial para que você alcance uma consulta nutricional de sucesso.
Desde o primeiro contato que o paciente tem para agendar a consulta, ao momento que ele chega na recepção, são pontos que requerem atenção, pois é a hora de se diferenciar e deixar uma boa impressão na mente dos seus pacientes.
Sendo assim, é essencial que o seu consultório passe aconchego, acolhimento e confiança a todos que optam pelo seu serviço.
E isso vale até mesmo para os conteúdos que você traz nas suas redes sociais, que também fazem parte dessa construção. Então, faça uma análise se eles estão de acordo com os seus valores e se são uma extensão do que você já trabalha no presencial.
3 . Atendimento personalizado
Deixe claro para o seu paciente que você está ali por ele, pelo seu objetivo e necessidades. Afinal, cada pessoa tem um organismo, rotina e hábitos distintos.
Então, é essencial que você faça um atendimento individualizado, desde o momento de ouvir, até a prescrição do cardápio. Levando em consideração as aversões, disponibilidade de tempo e até mesmo as questões socioeconômicas de cada um, até porque de nada adianta você definir algo que seja impraticável em situações específicas.
Para isso, evite mais do mesmo e busque, acima de tudo, ouvir os seus pacientes.
4 . Acompanhamento
“Abandonar” os seus pacientes em um dos momentos mais importantes do processo não é uma opção. É na prática que eles mais precisam da sua ajuda.
Por isso, é essencial que você busque formas de estar por perto, acompanhando toda a inserção do cardápio, dificuldades e conquistas do pós consulta.
Você pode fazer isso através de um aplicativo, onde os seus pacientes podem postar as refeições, buscar receitas, atualizar as suas medidas, descrever como estão se sentindo, ou até mesmo através de um canal simples de atendimento, a exemplo do WhatsApp. O importante é que você se faça presente acima de tudo.
5 . Busque estar atualizada
A melhor forma de entregar o melhor na sua consulta nutricional de sucesso, é sempre buscando estar atualizada e inovando no mercado.
Para isso, é essencial que você faça especializações na área da nutrição, ou até mesmo em segmentos próximos. Além disso, foque em criar uma excelente rede de contatos e buscar constantemente informações atualizadas.
Mais uma vez, ouvir os seus pacientes e entender as necessidades durante o acompanhamento é indispensável para que você esteja em evolução contínua durante os seus atendimentos. Você pode, inclusive, fazer isso através de uma pesquisa de satisfação ao final de todos os processos, buscando por pontos positivos que devem ser mantidos e pontos negativos que precisam ser melhorados.
Além de todos os pontos que citamos anteriormente, é essencial que você busque ajuda de outros profissionais que já chegaram onde você almeja e que possam te auxiliar a trilhar esse caminho.
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