Além dos conhecimentos técnicos adquiridos durante a faculdade e especializações, é essencial que você entenda sobre plano de negócios e o passo a passo para abrir um consultório de nutrição.

Sair da faculdade, sem saber por onde seguir e o que fazer para adentrar o mercado de trabalho, não será um problema para o nutricionista que busca estar atualizado e criar o seu próprio networking desde o período da graduação.

Afinal, você que quer ter o seu próprio negócio, além de ser nutricionista, será uma empresária também.

Pensando nisso, o Instituto Bettina Moritz trouxe esse texto com o passo a passo de tudo o que você precisa saber sobre as etapas para abrir um consultório de nutrição, confira abaixo.

7 Etapas para abrir um consultório nutricional

1 - Plano e modelagem de negócios

O primeiro passo para uma gestão assertiva vem antes mesmo da estruturação do consultório. Quando o plano ainda está no papel.

É nesse momento que você definirá quais serviços você irá oferecer no seu consultório e no que ele será especializado.

É a hora, também, de você buscar por preços e fazer uma estimativa de investimento necessário, tanto para dar início — capital inicial, quanto para a continuidade de funcionamento — capital de giro.

Além disso, nessa etapa você também poderá fazer uma análise da viabilidade desse consultório, como o cálculo do retorno de investimento, ou seja, em quanto tempo você começará de fato a lucrar com a sua empresa.

Por fim, comece a fazer um planejamento de como será a divulgação dos serviços escolhidos, se haverá e quanto será o investimento em marketing.

2 - Criação de marca

Essa etapa definirá como o seu consultório será visto, a cara, personalidade, sentimentos que proporciona, posicionamento, dentre outros.

Você irá definir pilares extremamente importantes e que irão fazer parte de toda a sua gestão e decisões, como:

  • Missão: por que a sua empresa existe;
  • Valores: quais os valores inegociáveis para a sua empresa, que você não abre mão;
  • Bandeiras: o que a sua empresa defende;
  • Logo e logotipo;
  • Paleta de cores;
  • Elementos visuais e sensoriais.

O ideal é que você busque um profissional especializado para te ajudar nesse processo, tendo em vista que toda escolha, por mínima que possa parecer, irá nortear em como o seu consultório será lembrado.

3 - Abertura da empresa

A parte burocrática, que embora pareça ser cansativa, é uma das mais importantes e indispensáveis durante o processo de abrir um consultório de nutrição de forma regularizada.

Portanto, antes de começar a atender no seu consultório, você precisará formalizar a sua empresa, obtendo os documentos e autorizações necessárias, como:

  • CNPJ — Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;
  • Registro da empresa na junta comercial;
  • Alvará de funcionamento e inscrição municipal (na prefeitura);
  • Licença de funcionamento (no corpo de bombeiros);
  • Licença sanitária, emitida pela ANVISA.

Lembrando que, você deve estar com toda a documentação em dia durante a gestão do seu consultório, e o manter regularizado, para que não haja possíveis problemas durante as fiscalizações periódicas e, até mesmo, para reconhecimento de marca com ética e profissionalismo.

4 - Busca pelo local

A busca pelo espaço, no momento de abrir um consultório de nutrição, deve ser estratégica.

Sendo assim, faça uma breve pesquisa em torno do local que você deseja atender, consultando valores, demanda, facilidade de acesso, dentre outras.

No momento de decisão, leve em consideração características como:

  • Estar bem localizado;
  • Ter fácil acesso;
  • Boa infraestrutura (estar próximo de pontos de ônibus e táxi);
  • Disponibilidade de estacionamento gratuito (ou parceria para os seus pacientes);
  • Conforto;
  • Custo benefício.

5 - Decoração do local

Tudo o que envolve o seu consultório comunica algo e deve ser intencional, incluindo a decoração.

Ela será responsável por passar as sensações que você deseja, além de enfatizar as cores da sua marca.

Então, escolha itens estrategicamente, pensando desde o conforto, a cores, cheiros e, caso tenha, a playlist escolhida. Busque explorar todos os sentidos humanos, criando uma experiência encantadora na mente do seu paciente.

6 - Divulgação

Agora que você já está com tudo regularizado e a sua marca construída, chegou o momento de mostrar isso para todos.

Faça um planejamento estratégico com informações, a exemplo de por onde começar a captar os seus primeiros clientes. Defina um orçamento inicial, e em quais canais de comunicação o público que você busca está — Facebook, Instagram, Youtube, E-mail, Blog…

Comece aos poucos, falando sobre o seu trabalho, até mesmo, para as pessoas que já fazem parte do seu ciclo e vá escalando conforme o planejamento.

7 - Atualização

Mesmo depois de abrir um consultório de nutrição, com ele estruturado e montado, é essencial que você continue se especializando periodicamente.

Isso fará com que você entregue cada vez mais para quem confia no seu trabalho, aumenta a sua autoridade de forma contínua e ainda te possibilitará fazer parte de grupos de networking, essencial para escalar o seu negócio.

Então, busque informações diárias sobre nutrição e procure por cursos de pessoas referências no mercado.

Está em busca de auxílio? A nutricionista Bettina Moritz atua no mercado há mais de 17 anos. Compartilhou o seu conhecimento como docente na Pós - Graduação em Nutrição Clínica e na Pós-Graduação da Concepção à adolescência por mais de 14 anos, e hoje pode te ajudar através dos seus cursos onlines.

Gostou desse conteúdo? Então, não esqueça de nos seguir no Facebook e Instagram para mais informações como essas.