Talvez você não saiba, mas há um tempo atrás o ovo já foi considerado vilão na alimentação saudável, e por isso, teve sua recomendação limitada por muitos. No entanto, hoje sabemos que são alimentos altamente nutritivos, fontes de diversos componentes bioativos, incluindo nutracêuticos. 

Segundo a bibliografia, muitas pesquisas já revelaram que tanto o conteúdo do ovo quanto sua casca são ricos em ingredientes antibacterianos e anti cancerígenos, bem como agentes imunoestimuladores.

Por isso, esse é um alimento que deve ser considerado na sua dieta, pois, como você já pôde perceber com as breves informações, o ovo possui qualidades que vão acrescentar na sua saúde. Continue a leitura e confira os benefícios.

Como o ovo pode contribuir com a sua saúde em geral?

Excelente fonte natural de proteína de alta qualidade, a clara de ovo é uma rica em aminoácidos essenciais. A gema é uma fonte de antioxidantes, carotenóides (astaxantina, zeaxantina), vitaminas como:

- ácido fólico

- B2

- B12

- biotina

- colina

- vitamina A, D, E, K

- minerais como: ferro, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, iodo, manganês, enxofre, cobre, selênio e zinco

- fosfolípidos e aminoácidos como: triptofano, albúmina,  lipídeos como gordura mono insaturada e saturada, e o colesterol. 

Essa recomendação sobre ovo tem sido revista e muitas pesquisas apontam que a ingestão de um ovo ao dia pode ser aceitável, principalmente se outros alimentos ricos em colesterol forem limitados na dieta. 

 O consumo do ovo no café da manhã pode ser um aliado na perda de peso. Segundo um estudo foi constatado que o ovo quando consumido pela manha induziu a maior saciedade e diminuiu a ingestão de alimento em curto prazo, gerando perda de peso no grupo investigado. 

Apesar da quantidade de colesterol presente em cada gema de ovo, a grande quantidade de nutrientes (DHA, proteínas e vitaminas) pode contribuir para controlar a colesterolemia.

Mas, há populações que podem se beneficiar do decréscimo de ingestão de colesterol dietético, como aquelas com diabetes, que podem possuir anormalidades no mecanismo para o transporte de colesterol.

Preparação do ovo

Deve-se ter cuidado na forma de preparo do ovo: quando esse é frito ou mexido, há adição de gorduras, aumentando as calorias e dependendo do tipo de gordura, elevando o colesterol. 

De acordo com I diretriz do consumo de gorduras e saúde cardiovascular, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, o consumo de 1 ovo ao dia parece seguro e não altera os níveis de colesterol e risco cardiovascular na população em geral. 

Mas 30% da população parece responder negativamente ao consumo aumentado de alimentos ricos em colesterol (por determinação genética), precisando estes ficarem restritos ao consumo máximo de 1 ovo ao dia. 

Já diabéticos parecem se beneficiar de dietas muito pobres em colesterol, devendo ter o consumo de ovos bastante reduzido durante a semana. Deve-se ainda ter cuidado na forma de preparo do ovo; quando esse é frito ou mexido, há adição de gorduras, aumentando as calorias e dependendo do tipo de gordura, elevando o colesterol. 

Planejamento da dieta

Como você pôde perceber, o ovo é benéfico em diversos aspectos e tem muito a contribuir com a sua saúde. Mas assim como grande parte dos alimentos, a quantidade de seu consumo deve ser avaliada individualmente. 

Ou seja, todo paciente, para manter uma vida saudável, precisa de um acompanhamento com um nutricionista para que suas necessidades sejam atendidas e permaneçam alinhadas com o que o corpo precisa.

Não existe uma dieta mágica que funcione para todos os indivíduos, pois cada organismo possui suas particularidades e predisposição genética. O que vai acarretar em resultados diferentes.

E para ter essa resposta é preciso análise, exames e avaliação individualizada. Por isso, não deixe de cuidar da sua saúde e marque a sua consulta.