Incômodo que costuma afetar e aparecer com mais frequência em mulheres, a candidíase pode ser causada pelos mais diversos fatores. Normalmente, esse tipo de fungo vive no organismo humano, no entanto é o nosso sistema imune quem é capaz de evitar a sua proliferação exacerbada. 

Confira abaixo o que é a candidíase, quais atitudes podem ser a causa no seu organismo, além de hábitos a manter na sua dieta e outros a evitar.

O que é a candidíase?

A candidíase é provocada por um fungo chamado Candida Albican e se manifesta na forma de coceira na vagina, sensação de ardência ao urinar, dor na relação sexual e secreção de cor branca.

Apesar do que muitos pensam, não se trata de uma doença sexualmente transmissível, mas pode se perpetuar caso o parceiro não seja tratado junto. 

Pode ser causada pelo uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides. Além do hábito 6 da galeria, que podem ser evitados.

Atitudes que podem ser a causa da sua candidíase

1. Consumo frequente de carboidratos e açúcar

O açúcar é o principal substrato energético desse fungo. A manifestação da cândida está intimamente ligada ao consumo de açúcar e de carboidratos refinados, que se transformam facilmente em glicose.

Por isso, ela se manifesta com bastante frequência em mulheres com diabetes e com resistência à insulina. É fundamental evitar ao máximo esse tipo de alimento para sanar esse problema.

2. Uso de roupas apertadas

Esse tipo de roupa, assim como os tecidos sintéticos, impede uma adequada ventilação da região genital, aumentando ainda mais a temperatura da região, que já possui a característica de ser quente e úmida. 

O mesmo vale para as roupas molhadas, como por exemplo o biquíni. Pois para o fungo Candida Albicans, não há ambiente melhor para se proliferar do que esse.

3. Imunidade baixa

Uma imunidade baixa propicia a proliferação do fungo. A alimentação desregrada, deficiente em vitaminas e minerais, é um dos motivos da queda da imunidade.

Antibióticos, anticoncepcionais com elevadas doses de hormônios, diabetes também tem relação.

4. Higiene incorreta

A falta de higiene facilita a proliferação de fungos. O excesso de ducha vaginal, que é quando se lava a parte de dentro da vagina (canal vaginal), também causa desequilíbrio no ambiente vaginal. O pH é alterado e a microbiota fica comprometida, abrindo espaço para infecções.

O uso de sabonetes bactericidas também pode matar as bactérias boas da região, possibilitando a proliferação do fungo.

Mas afinal, o que fazer para evitar a candidíase?

  • Para os casos de candidíase de repetição, consuma pelo menos duas colheres de sopa de óleo de coco por dia.
  • O uso tópico do óleo de coco também é válido. Converse com o seu ginecologista.
  • Restrinja o consumo de carboidrato em torno de 40% da dieta.
  • Evite açúcar refinado, farinha branca, alimentos industrializados e álcool. No caso de candidíase de repetição ou crônica, retire esses alimentos da dieta.
  • Excesso de lactose aumenta a glicemia e contribui para o aumento da cândida. Entre os derivados lácteos, prefira o iogurte de kefir.
  • Aumente o consumo de alho, que tem o potencial incrível antifúngico, e adicione orégano e tomilho nas suas refeições.
  • Coma muitas verduras e frutas, hidrate-se, durma bem e pratique atividade física de maneira regular.

Como você pôde perceber, muitos dos hábitos que envolvem a proliferação da candidíase, podem ser evitados com ajustes na sua rotina diária, em busca de uma vida mais saudável. Caso surja algum dos sintomas,não deixe de buscar o auxílio de um médico ginecologista.

Se precisar de ajuda para encontrar uma dieta que se encaixe perfeitamente de maneira individualizada, atendendo às suas necessidades específicas, entre em contato conosco agora mesmo através do WhatsApp.