Como funciona uma consulta de Nutrição?

A primeira consulta tem duração média de 1 hora, (variando de 45min a 1h20min) onde o nutricionista investiga dados relevantes da história atual e da infância, avalia o histórico familiar de doenças, os hábitos alimentares atuais, a utilização ou não de medicamentos e/ou suplementos nutricionais. Ainda, são coletadas informações sobre a rotina desse paciente como: jornada de trabalho, qualidade e horas de sono, prática de exercícios físicos (ou não) e quais são eles.

Sinais e sintomas que o corpo possa estar apresentando também são observados, tais como: dores de cabeça, enxaqueca, queda de cabelo, aspecto das unhas e da língua, presença de caimbras, sensação física e mental de cansaço, esgotamento, tendência a se irritar ou se deprimir, manifestações na pele como manchas, acne, alergia, etc;

Manifestações que indiquem uma má digestão – e consequente má absorção de nutrientes – como azia, refluxo, gases, estufamento abdominal, constipação ou diarréia e dores no estômago, são outros pontos relevantes da anamnese nutricional.

TPM é presente, é intensa, associada a quais sintomas? Endometriose, síndrome dos ovários policísticos e Infertilidade são outros dados importantes a serem avaliados.

Realiza-se ainda uma avaliação física, através da coleta de dados do peso, altura, além da aplicação do teste de bioimpedância, para investigação do percentual de gordura do paciente , quantidade de massa magra, água e possível edema.

Exames laboratoriais já existentes são analisados e solicitados também quando necessário, bem como testes genéticos e de intolerância/alergia alimentar, caso haja indicação para tais.

Depois de tudo isso, ainda durante a consulta e com a anuência do paciente, monta-se a dieta e a prescrição de suplementos (quando necessário). Ambas com o intuito de aintigir os objetivos e as necessidades do paciente, visando a recuperação de possíveis carências nutricionais e seu impacto na saúde e metabolismo.

O paciente sairá já na primeira consulta com a intervenção dietética, suplementação (quando necessário), solicitação de exames (quando necessário) e algumas orientações.

Após 30 dias (em média – varia muito de acordo com o tratamento paciente), iniciarão os acompanhamentos, com duração de 20min a 1h. São avaliados os resultados obtidos até o momento e modificadas as prescrições de acordo com as necessidade. Os acompanhamentos acontecerão mensais, trimestrais ou até semestrais, de acordo com as necessidades do paciente. O paciente terá alta quando atingido os objetivos e/ou passado o período de manutenção dos mesmos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *